sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Torta de maçã integral

Hoje é dia das boas ideias da nutricionista Ariane Bruna Serpa!

Versão de torta integral de maçã. Mas, atenção: mesmo contendo alimentos integrais na sua composição, o consumo deve ser moderado. Lembrando que, na maioria das vezes, um alimentos integral tem teor de calorias igual ou até superior, se comparado a um alimento do mesmo gênero não integral. Porém o poder de saciar, dar aporte para ingestão de diversas vitaminas e minerais, auxiliar o transito intestinal trazem vários benefícios a sua saúde.


Massa:
1 xícara de chá de manteiga sem sal
2 gemas
1 colher de chá de fermento químico
1 xícara de chá de açúcar mascavo
½ limão espremido
1 xícara de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de farinha de trigo integral

Recheio:
5 maçãs com casca (fuji)
100g uva passa pretas
1 xícara de chá de açúcar mascavo
½ limão espremido
Canela em pó a gosto

MODO DE PREPARO:

Massa: misture a margarina, as gemas, o fermento e o limão espremido. Adicione o açúcar e a farinha de trigo aos poucos até que a massa desgrude de mão. Utilize uma fôrma de aro removível, abra 2/3 da massa e forre o fundo da fôrma. Pré asse a massa por 10 minutos a 200°C.

Recheio: lave e higienize as maçãs, pique-as em cubos pequenos com casca. Coloque num refratário para micro-ondas, as maçãs, o açúcar, o limão, a canela e as passas. Leve ao micro-ondas por 5minutos aproximadamente ou até que fiquem bem douradas. Espere esfriar e coloque na fôrma forrada com a massa. Com o restante da massa (1/3) faça tranças por cima das maçãs. Leve ao forno convencional a 180°C por aproximadamente 20 minutos ou até dourar. Sirva fria ou quente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário